Sislayne Braga*
A EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues, a partir do ano de 2015, será
a Escola Polo que se destinará também ao ensino de alunos surdos do Município
de Maracanaú. A instituição disponibilizará várias atividades de acordo com as
especificidades desses estudantes para que os mesmos possam ter um melhor
desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem, respeitando sua língua,
cultura e suas peculiaridades.
A escola dispõe de boa estrutura física, amplo estacionamento,
laboratório de informática, sala de leitura, sala de professores, sala da
secretária e direção climatizadas. Salas
de aula com estrutura para receber alunos nos turnos manhã, tarde e noite.
Cantina funcionando nos três turnos, banheiros masculino e feminino adaptados,
ampla quadra de esportes coberta. Sala de recursos multifuncional climatizada,
onde realiza-se o atendimento educacional especializado – AEE para os alunos
com deficiência.
O atendimento educacional especializado para a pessoa com surdez,
acontece em três momentos, o AEE de Libras, AEE em Libras e o ensino da língua
portuguesa para surdos.
O AEE de Libras, é ministrado por uma instrutora surda diariamente no
contra turno, com o objetivo de desenvolver a língua materna do estudante com
surdez. O contato diário dos estudantes com a língua materna em um ambiente
educacional, possibilita aos mesmos um aumento de seu vocabulário, fluência na
língua, bem como facilita a internalização dos conceitos ministrados. Alguns
desses conceitos estudados em sala comum, ainda não têm sinais específicos,
então, se faz necessária a criação de sinais em comum acordo com os alunos,
para que facilite no momento de interpretação e compreensão das informações
transmitidas.
O AEE em Libras, é ministrado pela professora do AEE, diariamente no
contra turno, com atendimentos
individuais e coletivos, a profissional aborda temas trabalhados em sala comum,
construindo com os alunos os conceitos em Libras destes conteúdos. Para a
realização deste trabalho a professora produz recursos como: jogos, cartazes,
vídeos, figuras, maquetes, enfim o maior número de materiais concretos que
possam facilitar a compreensão dos assuntos estudados. Também são realizadas
interlocuções diárias com os professores de sala comum, no momento do
planejamento dos mesmos, para que possam trabalhar em parceria com as
profissionais do atendimento educacional especializado. São observados e identificados
no decorrer dos atendimentos as habilidades e limitações dos alunos, com o
objetivo de avaliar e possibilitar o melhor desenvolvimento dos mesmos.
O ensino da língua portuguesa para alunos com surdez, consiste no
trabalho diário realizado no contra turno, pela professora de português do AEE.
Esse atendimento visa desenvolver a competência linguística, bem como textual
dos estudantes, objetivando atingir a leitura e escrita da língua portuguesa
como segunda língua- L2. A professora aborda a proposta didático-pedagógica do
ensino da língua portuguesa, como L2 no contexto do letramento, enfatizando
assim, o ensino de leitura e escrita, desenvolvendo a prática social e
cultural, mediando o conhecimento para que o aluno perceba a multiplicidade de
usos e funções da língua, no sentido de contribuir para a formação de leitores
e escritores de textos autônomos e competentes. As atividades realizadas
durante as aulas, são planejadas segundo o desenvolvimento e aprendizagem do
aluno, respeitando o processo de complementação e suplementação do mesmo, além
de considerar a representação dos estágios sucessivos do conhecimento
linguístico, a interlíngua, em que se manifestam princípios da gramática
universal, com opções paramétricas fixadas. Os níveis de ensino do português
escrito trabalhados durante o AEE terão como base além dos estágios de
interlíngua em crianças com surdez (Brochado,2002) e os níveis de leitura no
contexto do aluno com surdez apresentado por Quadros e Schmiedt (2006)
O AEE-PS da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues, também desenvolve o
Projeto Coral de surdos: Música para os seus olhos, pois percebendo a
necessidade de interação entre esses alunos e o ganho significativo na
aprendizagem, socialização, fluência em língua de sinais e autoestima dos
mesmos, nos reunimos com os alunos para a escolha das músicas a serem
apresentadas, ensaios e rodas de conversas que favorecem a uma relevante
mudança no desenvolvimento dos mesmos.
O Projeto oficina de Libras: Quebrando as barreiras do silêncio é um
projeto desenvolvido pelo AEE-PS, na escola, diariamente no momento de
planejamento dos professores, oferecido a toda a comunidade escolar. O projeto
busca minimizar a dificuldade de comunicação da comunidade escolar com os
alunos surdos da escola e proporcionar a inclusão dos mesmos.
A EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues, desenvolverá através da
disciplina de Libras, um trabalho educativo onde o ensino da Língua Brasileira
de Sinais, como segunda língua para alunos ouvintes, colabore para que a escola
seja um local de inclusão, de aprender a conviver, vivenciando a própria
cultura surda e respeitando as diferentes formas de expressões linguísticas e
culturais. Assegurando assim aos alunos com surdez, condições para garantir o
acesso, inclusão, permanência e sucesso escolar.
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