Pular para o conteúdo principal

REUTILIZAÇÃO DA CASCA DA LARANJA DA MERENDA ESCOLAR.

Autores:
Aluno: Matheus de Sousa Oliveira¹
Aluno: Luiz Fernando Ferreira Pinto¹
Aluno: Jessé Ferreira Jorge¹
Aluno: Diego Lucas Oliveira Campos¹
Aluno: Maria Isabel Chagas Araújo.¹
Edalides Myrian Sousa do Nascimento²
Ana Lúcia da Silva²

1- Alunos da EMEIF José Martins Rodrigues
2- Professores da EMEIF José Martins Rodrigues

INTRODUÇÃO:

Esse projeto foi idealizado com o objetivo de utilizar a casca da laranja descartada da merenda escolar na fabricação de inseticida natural para ser utilizado na horta da escola. A distribuição de laranja para os alunos da escola acontece duas vezes na semana, pois é um fruto rico em sais minerais como fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. Além dos nutrientes da fruta a casca tem um composto chamado pineno e o ácido cítrico que possui propriedades repelentes e inseticidas contra insetos e microrganismos patogênicos.

A laranja utilizada na merenda escolar é importante para a complementação do cardápio, e é servida in natura, descascada pelos próprios alunos, os quais utilizavam as mesmas para jogarem nos colegas e sujar o pátio da escola. Ao recolher estas cascas para reaproveitamento os alunos reconheceram a importância da matéria orgânica não ser jogada fora.

No entanto, ao utilizar a casca da laranja como uma alternativa de baixo custo também estamos colaborando para o conhecimento e aplicação de controle biológico natural que são práticas simples que substituem o uso de produtos químicos, estes por sua vez prejudicam a saúde do homem e tornam os insetos e microrganismos patogênicos cada vez mais resistentes, gerando desequilíbrios ambientais. Há de ressaltar, que este trabalho incentivou os alunos a reaproveitar as cascas das laranjas descartadas na escola.

METODOLOGIA:
   
    O trabalho foi realizado na EMEIF José Martins Rodrigues, onde a merenda       escolar é servida na cantina e os alunos são conduzidos as suas respectivas salas, uma por vez para receber a merenda e fazerem a refeição em sala de de forma organizada.
Um aluno por sala é responsável pelo recolhimento das cascas da laranja nos dias que estas são servidas e levam até um recipiente no pátio disponível para esta finalidade.
As cascas são expostas ao sol para secarem, posteriormente são processadas em um liquidificador formando uma farinha.
A farinha é colocada na horta ou em ambientes que há formigas e insetos.
Observa-se alguns segundos a minutos para agir o efeito.



RESULTADOS:

O efeito da casca da laranja nas formigas teve um resultado imediato. O ácido cítrico age pelo odor forte e caraterístico de forma a causar asfixia  nos insetos que por sua vez procuram fugir daquele ambiente onde colocamos a farinha processada afugentando-os. Vimos que o resultado é instantâneo e tem poder repelente por horas. E poderá ser utilizado sempre que for manusear a terra e colher os produtos. Pode-se armazenar a farinha da casca da laranja em um recipiente fechado não perdendo sua eficácia, porém o odor é mais forte logo após processada. Vimos que locais há mais ou menos 50 cm de distância da aplicação não houve afugentamento das formigas levando-nos a perceber que o efeito sobre elas é mais eficaz quanto mais próxima da substância inseticida.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A escola produz bastante lixo orgânico proveniente da merenda escolar,  e ao reaproveitar parte deste lixo para realização de alternativas saudáveis e úteis foi possível a conscientização do não desperdício por parte dos alunos despertando a atenção para a problemática em que vivenciamos do acúmulo do lixo. Ao desenvolver alternativas para diminuir o desperdício o trabalho contribuiu para a educação ambiental.
Outro fator relevante do projeto foi valorizar formas naturais de combate as formigas ao utilizar a casca da laranja como uma alternativa natural de controle biológico e de baixo custo substituindo inseticidas artificiais.

Palavra-chave: Casca da laranja – inseticida – Reaproveitamento do lixo orgânico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38