Pular para o conteúdo principal

REAPROVEITAMENTO DO LIXO: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE DA EJA DA ESCOLA MARTINS RODRIGUES FEIRA DE CIÊNCIAS EJA I, II, III, IV e V

INTRODUÇÃO: esse projeto escolar destinado à sustentabilidade tem à preocupação de envolver os alunos da EJA na construção de cidadãos preocupados com o seu meio ambiente, fazendo reflexões e propondo ações para superar a crise em que se encontra o meio em que vivemos.

JUSTIFICATIVA:
Visando superar os problemas ambientais através do reaproveitamento. O presente projeto apresenta a necessidade de discutir com os alunos da EJA a realidade social em que eles vivem, bem como a forma de melhorar a sua qualidade de vida , desenvolvendo a capacidade dos alunos de perceber o mundo que os rodeia e muda- lo através do reaproveitamento do lixo. A escola funciona como instrumento de transformação social.

OBJETIVOS GERAL:  Desenvolver entre os alunos da EJA a consciência de preservação ao meio ambiente estimulando o exercício da cidadania, mostrando aos alunos e a comunidade escolar  a importância do reaproveitamento para o meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular os cuidados com o meio ambiente.
- Conhecer e aprender de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao lixo.
- Atuar de modo criativo e positivo para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida;
- Identificar-se como parte integrante da natureza percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa e responsável.
- Fazer objetos de materiais recicláveis, como: brinquedos, enfeites, bijuterias, etc.. 
- Reaproveitar o lixo orgânicos, como: cascas de frutas e verduras, talos, compostagem, etc...
- Reciclar papel

METODOLOGIA:Estudos de textos para elaborar as atividades propostas.
Buscando meios de confeccionar objetos, jogos e brinquedos artesanais com os alunos a partir de lixo reciclável, objetivando o que mais se adapta à realidade de nossos alunos, diversificando a metodologia sempre que necessário para que as aulas se tornem atrativas, significativas e funcional.

RESULTADO:Os alunos através da explicação da reciclagem de lixo e reaproveitamento do mesmo realizada em sala de aula começaram a confeccionar trabalhos com material reciclável e reaproveitar o lixo orgânico em várias receitas, remédios, chás, etc... Portanto a meta do trabalho foi plenamente bem sucedida pois os alunos conseguiram aproveitar os conhecimentos obtidos em sala de aula para melhorar a qualidade de vida de sua realidade.


CONCLUSÃO:O projeto acima proposto serviu para conscientizar os alunos da EJA da necessidade de preservar a natureza a partir do aproveitamento do lixo otimizando o processo de mudar o contexto social em que vivem de forma prática e funcional garantindo a melhoria de suas vidas e a sustentabilidade do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38