Pular para o conteúdo principal

PROJETO GINCANA DE PORTUGUÊS DO 9º ANO

Autores:
Ana Paula Moura Coelho¹
Amanda Guelry Saldanha de Souza¹
Artur Moroni Araujo Freire¹
Laniel Santos de Oliveira ¹
Roger Michael Silveira Feitosa ¹
Maria Bernadete Alves da Silva²
Antônio Flávio Pereira de Almeida³

INTRODUÇÃO
A Gincana de Português realizada naE.M.E.I.F Deputado José Martins Rodrigues  tem como proposta além de dinamizar as aulas, incentivar os participantes a estudar assuntos recém-trabalhados  em sala de aula tais como a poesia visual, figuras de linguagem, gramática e período composto por  coordenação.A pesquisa tem como finalidade desenvolver o espírito de liderança , companheirismo e trabalho coletivo.

METODOLOGIA
Serão realizadas provas com os integrantes das salas dos 9º anos, conforme as diversas etapas da pesquisa atividade tais como:
1) Prova escrita sobre o livro “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto.
2) Prova escrita sobre as crônicas  de Rachel  de Queiroz com consulta do livro didático.
3) Montagem de textos crônicas das oficinas da Olimpíada de Português.
4) Apresentação de forma criativa a obra  “Triste fim de Policarpo Quaresma”de Lima Barreto.
5) Montagem de jornal mural.
Durante as etapas da pesquisa, em paralelo,serão realizadas tarefas direcionadas pelos líderes de cada equipe e divulgadas amiúde pela Comissão Organizadora da pesquisa formada por alunos das salas citadas  e a professora de Português.
Além disso, constituirá uma Comissão Julgadora que será formada por “docentes “ indicados pela Comissão Organizadora.

RESULTADOS
Os resultados obtidos serão o desenvolvimento de atividades que despertem o senso crítico, criativo, observador e participativo de todos os envolvidos na pesquisa.
A equipe que alcançar o maior número de pontos, no somatório geral, tornar-se-áa “Vencedora da Gincana”. Serão premiados o 1°, 2° e 3° lugares da classificação geral com notas parciais do bimestre.

CONSIDERAÇÕES
A Língua Portuguesa é um instrumento indispensável no âmbito das relações sociais, da comunicação e do processo educacional. O aluno não é mero espectador para uma prática informacional, mas sujeito protagonista de sua aprendizagem com responsabilidade e respeito mútuo com seus pares.
Por fim, quando os conteúdos são atrativos tornam-se cada vez mais significativos, já que sua atuação tem relação direta com as concepções de mundo, a percepção do outro e seus direitos.
Palavras-chave: Linguagem, Oralidade, Respeito, Responsabilidade.




[1]Alunos dos 8º anos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
²Professora de Língua Portuguesa da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues / Especialização em Semiótica em conclusão (UECE)
³Professor de Geografia da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues / Especialista em Metodologia do Ensino das Ciências Humanas e Sociais (UFC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38