Autores:
Ana Paula
Moura Coelho¹
Amanda Guelry
Saldanha de Souza¹
Artur Moroni
Araujo Freire¹
Laniel Santos
de Oliveira ¹
Roger Michael Silveira
Feitosa ¹
Maria Bernadete Alves da
Silva²
Antônio Flávio Pereira de
Almeida³
INTRODUÇÃO
A
Gincana de Português realizada naE.M.E.I.F Deputado José Martins Rodrigues tem como proposta além de dinamizar as aulas,
incentivar os participantes a estudar assuntos recém-trabalhados em sala de aula tais como a poesia visual,
figuras de linguagem, gramática e período composto por coordenação.A pesquisa tem como finalidade desenvolver
o espírito de liderança , companheirismo e trabalho coletivo.
METODOLOGIA
Serão realizadas
provas com os integrantes das salas dos 9º anos, conforme as diversas etapas da
pesquisa atividade tais como:
1) Prova escrita sobre o
livro “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto.
2) Prova escrita sobre as
crônicas de Rachel de Queiroz com consulta do livro didático.
3) Montagem de textos
crônicas das oficinas da Olimpíada de Português.
4) Apresentação de forma
criativa a obra “Triste fim de Policarpo
Quaresma”de Lima Barreto.
5) Montagem de jornal
mural.
Durante
as etapas da pesquisa, em paralelo,serão realizadas tarefas direcionadas pelos
líderes de cada equipe e divulgadas amiúde pela Comissão Organizadora da pesquisa
formada por alunos das salas citadas e a
professora de Português.
Além
disso, constituirá uma Comissão Julgadora que será formada por “docentes “
indicados pela Comissão Organizadora.
RESULTADOS
Os
resultados obtidos serão o desenvolvimento de atividades que despertem o senso crítico,
criativo, observador e participativo de todos os envolvidos na pesquisa.
A
equipe que alcançar o maior número de pontos, no somatório geral, tornar-se-áa “Vencedora
da Gincana”. Serão premiados o 1°, 2° e 3° lugares da classificação geral com
notas parciais do bimestre.
CONSIDERAÇÕES
A Língua Portuguesa é um instrumento indispensável no âmbito das
relações sociais, da comunicação e do processo educacional. O aluno não é mero
espectador para uma prática informacional, mas sujeito protagonista de sua
aprendizagem com responsabilidade e respeito mútuo com seus pares.
Por fim, quando os conteúdos são
atrativos tornam-se cada vez mais significativos, já que sua atuação tem relação
direta com as concepções de mundo, a percepção do outro e seus direitos.
Palavras-chave: Linguagem,
Oralidade, Respeito, Responsabilidade.
[1]Alunos dos 8º anos da
EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
²Professora
de Língua Portuguesa da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues / Especialização em
Semiótica em conclusão (UECE)
³Professor
de Geografia da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues / Especialista em
Metodologia do Ensino das Ciências Humanas e Sociais (UFC)
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