Autores:
Bruno Rodrigues de Abreu ¹
Jandesson Ximenes
Vasconcelos ¹
Kaliel Camilo de Mesquita
Silva ¹
Naihala Francis Rodrigues
de Sousa¹
Rebeca Castro Freitas ¹
Antônio Flávio Pereira de
Almeida ²
Claudio Hugo Moreira
Serafim ³
INTRODUÇÃO
Levando-se
em conta o conceito de solo e sua formação, a pesquisa tem como objetivo analisar
o grau de acidez em diferentes amostras
de solo do município de Maracanaú, cujo intuito é demostrar aos alunos de forma
simples como identificar tal fenômeno.
Devido a ausência de laboratório específico, utilizaremos soluções
encontradas no cotidiano dos alunos para realização da pesquisa.
METODOLOGIA
Na
etapa preliminar a realização de uma pesquisa bibliográfica, em seguida para
responder à problematização levantada, será feita demonstrações comas amostras citadas e uma solução para identificar o grau de
acidez do solo. Neste experimento será usado extrato de repolho roxo para
construção de uma escala de pH. As amostras foram coletadas em diferentes áreas
do município.
RESULTADOS
Os resultados obtidos demostraram que as
plantas não conseguem se desenvolver bem quando cultivadas em solo muito ácido.
Quando ocorre o processo de remoção dealguns dos nutrientes existentes no solo que
são substituídos pelo hidrogênio, que é responsável pela reação ácida da
solução do solo.
São
várias características na descrição:
a) cor
b)
textura
c)
estrutura
d)
consistência
e)
diferenciação dos horizontes
A pesquisa sobrepor a COR como
parâmetro para mensurar o PH da amostra. A solução apresentada cujo resultado
final for uma mistura de cor verde, o
solo em questão é alcalino. Se ficar vermelha, ele é ácido.
CONSIDERAÇÕES
A pesquisa
ressalta a relevância da agricultura, mas com ênfase no pequeno produtor que
permitirá a aferir o pH do solo com
materiais caseiro de fácil acesso, baixo custo e manuseio. Enfim, as compreensões acerca
desses processos visam instigar os alunos a uma
aprendizagem significativa e as análise das amostras estimular o espírito investigativo dos educandos que vislumbram os resultados
obtidos conforme suas pesquisa bibliográficas sobre o tema.
Palavras-chave: Solo, Edafologia, Potencial
Hidrogeniônico.
¹ Alunos dos 9º anos da EMEIEF Dep.
José Martins Rodrigues
² Professor de Geografia da EMEIEF
Dep. José Martins Rodrigues / Especialista em Metodologia do Ensino das
Ciências Humanas e Sociais (UFC)
³ Professor de Matemática da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues /
Agrônomo (UFC) / Mestre em Economia Rural (UFC)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Lepsch, Igo F. Solos- Formação e
Conservação. Edições Melhoramentos, 2ª edição, São Paulo,1977.
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