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MEDIÇÃO PH DO SOLO NA ESCOLA

Autores:
Bruno Rodrigues de Abreu ¹
Jandesson Ximenes Vasconcelos ¹
Kaliel Camilo de Mesquita Silva ¹
Naihala Francis Rodrigues de Sousa¹
Rebeca Castro Freitas ¹
Antônio Flávio Pereira de Almeida ²
Claudio Hugo Moreira Serafim ³

INTRODUÇÃO

Levando-se em conta o conceito de solo e sua formação, a pesquisa tem como objetivo analisar  o grau de acidez em diferentes amostras de solo do município de Maracanaú, cujo intuito é demostrar aos alunos de forma simples como identificar tal fenômeno.  Devido a ausência de laboratório específico, utilizaremos soluções encontradas no cotidiano dos alunos para realização da pesquisa.

METODOLOGIA

Na etapa preliminar a realização de uma pesquisa bibliográfica, em seguida para responder à problematização levantada, será feita demonstrações comas amostras citadas  e uma solução para identificar o grau de acidez do solo. Neste experimento será usado extrato de repolho roxo para construção de uma escala de pH. As amostras foram coletadas em diferentes áreas do município.

RESULTADOS

Os resultados obtidos demostraram que as plantas não conseguem se desenvolver bem quando cultivadas em solo muito ácido. Quando ocorre o processo de remoção dealguns dos nutrientes existentes no solo que são substituídos pelo hidrogênio, que é responsável pela reação ácida da solução do solo.
São várias características na descrição:
a) cor
b) textura
c) estrutura
d) consistência
e) diferenciação dos horizontes

A pesquisa sobrepor a COR como parâmetro para mensurar o PH da amostra. A solução apresentada cujo resultado final  for uma mistura de cor verde, o solo em questão é alcalino. Se ficar vermelha, ele é ácido.

CONSIDERAÇÕES

A pesquisa ressalta a relevância da agricultura, mas com ênfase no pequeno produtor que permitirá a  aferir o pH do solo com materiais caseiro de fácil acesso, baixo custo e  manuseio. Enfim, as compreensões acerca desses processos visam instigar os alunos a uma  aprendizagem significativa e as análise das amostras estimular  o espírito investigativo  dos educandos que vislumbram os resultados obtidos conforme suas pesquisa bibliográficas sobre o tema.

Palavras-chave: Solo, Edafologia, Potencial Hidrogeniônico.


¹ Alunos dos 9º anos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
² Professor de Geografia da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues /  Especialista em Metodologia do Ensino das Ciências Humanas e Sociais (UFC)
³ Professor de Matemática  da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues / Agrônomo (UFC) / Mestre em Economia Rural (UFC)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Lepsch, Igo F. Solos- Formação e Conservação. Edições Melhoramentos, 2ª edição, São Paulo,1977. 

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