Pular para o conteúdo principal

DA SALA AO PALCO: A Construção de Dramaturgias com Temáticas Contemporâneas

AUTORES:
Amanda Guelry1
Érison Lucas1
Eliane Queiroz1
Gilvamberto Felix2
BernadeteAlves3

1 Alunos da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues
2 Professor de Artes da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues
3 Professora de Língua Portuguesa da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues

INTRODUÇÃO:

Tendo em vista a crise do sujeito contemporâneo em relação ao pensamento crítico sobre si  enquanto ser social, refletir sobre  temáticas atuais se faz de extrema importância. Desta forma, este projeto foi idealizado com o objetivo de construir textos dramáticos e reflexivos que tratem de diversas temáticas contemporâneas de nossa sociedade. Formulando assim, através de temas eleitos pelos alunos, textos para teatro.

METODOLOGIA:

 Assim, experimentando-se enquanto construtores e interlocutores de ideias, o processo será divido em quatro fases:

As temáticas Contemporâneas
Tudo emergiu de um questionamento: quais temáticas contemporâneas seriam relevantes para a sociedade atual? Para responder esta indagação recorremos aos alunos do 9º Ano da Escola, EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues.
A pesquisa
A posteriori os alunos irão desenvolver uma pesquisa técnica sobre os temas escolhidos, colhendo assim informações de cunho científico e histórico. O resultado da pesquisa deverá ser compartilhado em um Ambiente Virtual de Ensino.
A Dramaturgia: conceito
Após o procedimento de escolha das temáticas, os alunos entrarão em contato com a literatura dramática, através de textos, estudos,conceitos e acepções do gênero dramático.
Narrativa e cena
Em primeira instância os alunos irão produzir uma narrativa cuja ideia do texto seja a temática escolhida por eles. A partir dessa narrativa será roteirizada uma sequência de cenas e logo após iniciará o processo de escrita do texto dramático que será avaliado pelos professores orientadores do projeto.

RESULTADO

As dramaturgias construídas serão compiladas em um livro que a princípio terá uma edição online disponível para download e assim poderá ser acessada por qualquer pessoa que desejar. Pode-se ainda apontar como fruto deste projeto a capacidade de reflexão, criatividade e criticidade dos alunos. Além do trabalho com valores humanos imbricados nas temáticas, a criação de material artístico,a adesão à linguagem teatral através da dramaturgia, o incentivo à produção de textos e a disponibilidade do material produzido como ferramenta didática para professores e alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percebe-se que através da arte o indivíduo reflete o mundo e sobre o mundo de maneira a propor ações e formas de como torná-lo melhor.


Palavra – chave: Dramaturgia – Teatro na Escola – Criação Artística – Produção de Texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38