AUTORES:
Amanda Guelry1
Érison Lucas1
Eliane Queiroz1
Gilvamberto Felix2
BernadeteAlves3
1 Alunos da EMEIEF
Deputado José Martins Rodrigues
2 Professor de Artes da
EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues
3 Professora de Língua
Portuguesa da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a crise
do sujeito contemporâneo em relação ao pensamento crítico sobre si enquanto ser social, refletir sobre temáticas atuais se faz de extrema
importância. Desta forma, este projeto foi idealizado com o objetivo de construir
textos dramáticos e reflexivos que tratem de diversas temáticas contemporâneas
de nossa sociedade. Formulando assim, através de temas eleitos pelos alunos,
textos para teatro.
METODOLOGIA:
Assim, experimentando-se enquanto construtores
e interlocutores de ideias, o processo será divido em quatro fases:
As
temáticas Contemporâneas
Tudo emergiu de um
questionamento: quais temáticas contemporâneas seriam relevantes para a
sociedade atual? Para responder esta indagação recorremos aos alunos do 9º Ano
da Escola, EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues.
A
pesquisa
A posteriori os alunos irão
desenvolver uma pesquisa técnica sobre os temas escolhidos, colhendo assim
informações de cunho científico e histórico. O resultado da pesquisa deverá ser
compartilhado em um Ambiente Virtual de Ensino.
A
Dramaturgia: conceito
Após o procedimento de
escolha das temáticas, os alunos entrarão em contato com a literatura dramática,
através de textos, estudos,conceitos e acepções do gênero dramático.
Narrativa
e cena
Em primeira instância
os alunos irão produzir uma narrativa cuja ideia do texto seja a temática
escolhida por eles. A partir dessa narrativa será roteirizada uma sequência de
cenas e logo após iniciará o processo de escrita do texto dramático que será
avaliado pelos professores orientadores do projeto.
RESULTADO
As dramaturgias
construídas serão compiladas em um livro que a princípio terá uma edição online
disponível para download e assim
poderá ser acessada por qualquer pessoa que desejar. Pode-se ainda apontar como
fruto deste projeto a capacidade de reflexão, criatividade e criticidade dos
alunos. Além do trabalho com valores humanos imbricados nas temáticas, a criação
de material artístico,a adesão à linguagem teatral através da dramaturgia, o
incentivo à produção de textos e a disponibilidade do material produzido como
ferramenta didática para professores e alunos.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Percebe-se que através
da arte o indivíduo reflete o mundo e sobre o mundo de maneira a propor ações e
formas de como torná-lo melhor.
Palavra
– chave: Dramaturgia
– Teatro na Escola – Criação Artística – Produção de Texto.
Comentários
Postar um comentário