Pular para o conteúdo principal

: CORAL DE SURDOS: MÚSICA PARA OS SEUS OLHOS.

AUTORES:
Atirson da Silva Aprigio¹;
José Wanderson Gonçalves Vieira¹;
Leila Camila Soares de Sousa¹;
Vitor Michel Lima Peixoto¹;
Sislayne Braga Forte².

1 Alunos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues.
2 Professora da Sala de Recursos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues.

INTRODUÇÃO:

O Projeto Coral de Surdos: Música para os seus olhos, foi idealizado com o objetivo   de proporcionar o convívio diário entre alunos surdos, com a Língua Brasileira de Sinais-Libras, visando o desenvolvimento da fluência em Libras pelos alunos na sua língua materna, ainda, levando-se em consideração a importância da troca de experiências entre os mesmos, pois são de idades, séries e níveis de sinalização variadas. 
Percebemos a necessidade de ter esse momento de encontro entre os alunos, para que os mesmos pudessem trocar experiências e internalizar sua identidade de pessoa surda e melhorar sua autoestima.
Os alunos precisavam de um momento em que pudessem estar em conforto linguístico, onde pudessem expor suas opiniões, expressar seus desejos.

METODOLOGIA:


Os alunos diariamente têm um momento de encontro na sala de atendimento educacional especializado, para ensaio do repertório do coral.
Durante os ensaios, além de os alunos trabalharem expressões gestuais, corporais, encenações que são essenciais no momento de interpretação da música, relatam como estão em seu convívio familiar, seus anseios, suas dificuldades nas disciplinas de sala de aula comum, suas opiniões sobre vários assuntos abordados referentes a atualidade.
O coral realiza apresentações sempre que solicitado, respeitando o calendário escolar.

RESULTADOS:
 Percebemos que o convívio diário entre os alunos durante os ensaios, desenvolveu um maior laço de amizade entre eles, que desencadeou sentimentos de respeito, cooperação, responsabilidade dentre outros.
Os alunos tornaram-se mais desinibidos em sala de aula comum, estão mais participativos durante as aulas, aumentaram o vocabulário em Língua de sinais, aumentaram sua imaginação durante as produções textuais, relatam com maior facilidade e coerência fatos acontecidos em ambientes dentro e fora do meio escolar, aumentaram significativamente a fluência em sua língua materna.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O coral proporciona aos alunos surdos, além de sua inclusão nas atividades de apresentações culturais, a descoberta de talentos mostrando a comunidade escolar seu enorme potencial através da arte. 
O Projeto Coral de Surdos: Música para os seus olhos, é um trabalho continuo, pois desenvolve várias potencialidades nos alunos, e diante dos resultados satisfatórios que estamos atingindo é muito gratificante para alunos, familiares dos mesmos e profissionais   envolvidos, que o projeto seja continuo e proporcione avanços para a educação dos alunos surdos da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues.

Palavra-chave: Inclusão - Autoestima – Identidade surda - Aprendizado





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38