AUTORES:
Atirson da Silva Aprigio¹;
José Wanderson Gonçalves Vieira¹;
Leila Camila Soares de Sousa¹;
Vitor Michel Lima Peixoto¹;
Sislayne Braga Forte².
1 Alunos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues.
2 Professora da Sala de Recursos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues.
INTRODUÇÃO:
O Projeto Coral de Surdos: Música para os seus olhos, foi idealizado
com o objetivo de proporcionar o
convívio diário entre alunos surdos, com a Língua Brasileira de Sinais-Libras,
visando o desenvolvimento da fluência em Libras pelos alunos na sua língua
materna, ainda, levando-se em consideração a importância da troca de
experiências entre os mesmos, pois são de idades, séries e níveis de
sinalização variadas.
Percebemos a necessidade de ter esse momento de encontro entre os
alunos, para que os mesmos pudessem trocar experiências e internalizar sua
identidade de pessoa surda e melhorar sua autoestima.
Os alunos precisavam de um momento em que pudessem estar em conforto
linguístico, onde pudessem expor suas opiniões, expressar seus desejos.
METODOLOGIA:
Os alunos diariamente têm um momento de encontro na sala de atendimento
educacional especializado, para ensaio do repertório do coral.
Durante os ensaios, além de
os alunos trabalharem expressões gestuais, corporais, encenações que são
essenciais no momento de interpretação da música, relatam como estão em seu convívio
familiar, seus anseios, suas dificuldades nas disciplinas de sala de aula
comum, suas opiniões sobre vários assuntos abordados referentes a atualidade.
O coral realiza apresentações
sempre que solicitado, respeitando o calendário escolar.
RESULTADOS:
Percebemos que o convívio diário entre os
alunos durante os ensaios, desenvolveu um maior laço de amizade entre eles, que
desencadeou sentimentos de respeito, cooperação, responsabilidade dentre
outros.
Os alunos tornaram-se mais
desinibidos em sala de aula comum, estão mais participativos durante as aulas,
aumentaram o vocabulário em Língua de sinais, aumentaram sua imaginação durante
as produções textuais, relatam com maior facilidade e coerência fatos
acontecidos em ambientes dentro e fora do meio escolar, aumentaram
significativamente a fluência em sua língua materna.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O coral proporciona aos
alunos surdos, além de sua inclusão nas atividades de apresentações culturais,
a descoberta de talentos mostrando a comunidade escolar seu enorme potencial
através da arte.
O Projeto Coral de Surdos:
Música para os seus olhos, é um trabalho continuo, pois desenvolve várias
potencialidades nos alunos, e diante dos resultados satisfatórios que estamos
atingindo é muito gratificante para alunos, familiares dos mesmos e
profissionais envolvidos, que o projeto
seja continuo e proporcione avanços para a educação dos alunos surdos da EMEIEF
Deputado José Martins Rodrigues.
Palavra-chave: Inclusão -
Autoestima – Identidade surda - Aprendizado
Comentários
Postar um comentário