AUTORES:
John Alyson Lima de Queiroz¹
Levi da Silva Gabriel¹
Nádia Vitória Pessoa
Gomes¹
Vanessa Felipe Rocha Lima²
Camila Cunha Farias Lopes²
1.
Alunos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
2.
Professores da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
INTRODUÇÃO
Esse
projeto foi idealizado com o objetivo de gerar nos alunos a responsabilidade e
a consciência ambiental. Consumimos uma grande quantidade de produtos
industrializados, e a maior parte destes são descartáveis. E o destino desse
material inutilizado é o lixo.
Essas
embalagens descartáveis podem ser reaproveitadas com criatividade na confecção
de brinquedos, materiais pedagógicos, objetos de artes e jogos.
Acreditamos
que através da interferência da criança na transformação dos objetos para a
confecção de seu próprio brinquedo, ela realizará um trabalho criativo,
resultando em um brinquedo produzido por ela mesma que ganhará, por esse
motivo, um valor afetivo diferenciado.
METODOLOGIA:
1. Levar
as crianças para a Sala de Leitura para abordagem do assunto através de aula
expositiva, vídeos e livros para pesquisa.
2. Confecção
de cartazes em sala.
3. Visita
ao Laboratório de Informática para uma pesquisa sobre brinquedos feitos com
materiais recicláveis.
4.
Visitação das salas falando sobre o projeto.
5.
Envolver a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) na
coleta de materiais recicláveis.
6. Confecção
dos brinquedos com material reciclável.
7. Utilização
dos brinquedos confeccionados pelas crianças.
8. Elaboração
de textos explicando a importância da reciclagem, como fizeram seu brinquedo e
o que sentiram ao realizarem esta tarefa.
RESULTADOS:
Os
resultados obtidos foram ótimos. Envolvemos a comunidade escolar na coleta de
materiais recicláveis. Os alunos fizeram várias pesquisas em livros e em
diversos sites sobre reciclagem, seus benefícios, os danos que o lixo pode
causar ao meio ambiente, como reutilizar esse “lixo” e transformá-lo em
brinquedo.
Com
estas pesquisas, descobriram como confeccionar brinquedos com material
reciclável e colocaram em prática suas ideias. Criaram fantoches de caixa de
leite e casa de fantoches para a sala de leitura, jogo da velha, vai-e-vem,
bilboquê, boliche, jogo de argolas, jogo da memória com tampas de garrafas,
peteca de jornal...
Com
esta atividade, os alunos observaram que poderiam reutilizar materiais que
ficariam jogados na natureza de maneira criativa e divertida, além de
contribuir para a preservação do nosso planeta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A
escola tem um importante papel na vida do ser humano, a sua formação para a
cidadania. Desta maneira objetiva-se uma reflexão sobre o lixo e a sua
reutilização através da confecção de brinquedos com materiais recicláveis,
contribuindo para a revisão de valores, uma consciência ambiental e a formação
de um cidadão responsável.
Palavras-chave: Reciclagem – Conscientização –
Preservação – Criatividade.
Fontes:
·
ANDRADE,
Tânia. JERÔNIMO, Valdeth. Meio Ambiente: Lixo e Educação Ambiental. João
Pessoa: Editora Grafset, 2004.
·
jeniffereducaçãoinfantil.blogspot.com.br
Comentários
Postar um comentário