Pular para o conteúdo principal

BRINCANDO E APRENDENDO COM MATERIAL RECICLÁVEL

AUTORES:
John Alyson Lima de Queiroz¹
Levi da Silva Gabriel¹
Nádia Vitória Pessoa Gomes¹                        
Vanessa Felipe Rocha Lima²
Camila Cunha Farias Lopes²

1. Alunos da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues
2. Professores da EMEIEF Dep. José Martins Rodrigues

INTRODUÇÃO

Esse projeto foi idealizado com o objetivo de gerar nos alunos a responsabilidade e a consciência ambiental. Consumimos uma grande quantidade de produtos industrializados, e a maior parte destes são descartáveis. E o destino desse material inutilizado é o lixo.

Essas embalagens descartáveis podem ser reaproveitadas com criatividade na confecção de brinquedos, materiais pedagógicos, objetos de artes e jogos.

Acreditamos que através da interferência da criança na transformação dos objetos para a confecção de seu próprio brinquedo, ela realizará um trabalho criativo, resultando em um brinquedo produzido por ela mesma que ganhará, por esse motivo, um valor afetivo diferenciado.

METODOLOGIA:

1. Levar as crianças para a Sala de Leitura para abordagem do assunto através de aula expositiva, vídeos e livros para pesquisa.
2. Confecção de cartazes em sala.
3. Visita ao Laboratório de Informática para uma pesquisa sobre brinquedos feitos com materiais recicláveis.
4. Visitação das salas falando sobre o projeto.
5. Envolver a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) na coleta de materiais recicláveis.
6. Confecção dos brinquedos com material reciclável.
7. Utilização dos brinquedos confeccionados pelas crianças.
8. Elaboração de textos explicando a importância da reciclagem, como fizeram seu brinquedo e o que sentiram ao realizarem esta tarefa.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos foram ótimos. Envolvemos a comunidade escolar na coleta de materiais recicláveis. Os alunos fizeram várias pesquisas em livros e em diversos sites sobre reciclagem, seus benefícios, os danos que o lixo pode causar ao meio ambiente, como reutilizar esse “lixo” e transformá-lo em brinquedo.

Com estas pesquisas, descobriram como confeccionar brinquedos com material reciclável e colocaram em prática suas ideias. Criaram fantoches de caixa de leite e casa de fantoches para a sala de leitura, jogo da velha, vai-e-vem, bilboquê, boliche, jogo de argolas, jogo da memória com tampas de garrafas, peteca de jornal...

Com esta atividade, os alunos observaram que poderiam reutilizar materiais que ficariam jogados na natureza de maneira criativa e divertida, além de contribuir para a preservação do nosso planeta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A escola tem um importante papel na vida do ser humano, a sua formação para a cidadania. Desta maneira objetiva-se uma reflexão sobre o lixo e a sua reutilização através da confecção de brinquedos com materiais recicláveis, contribuindo para a revisão de valores, uma consciência ambiental e a formação de um cidadão responsável.

Palavras-chave: Reciclagem – Conscientização – Preservação – Criatividade.

Fontes:
·         ANDRADE, Tânia. JERÔNIMO, Valdeth. Meio Ambiente: Lixo e Educação Ambiental. João Pessoa: Editora Grafset, 2004.
·         jeniffereducaçãoinfantil.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2° Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica - 8° Ano - Professora: Mariana de Souza

  Instruções para a Avaliação Prezado(a) aluno(a),  Esta avaliação requer atenção e cuidado. Para realizá-la, você precisará de uma folha de caderno ou branca, lápis, borracha e caneta (azul ou preta).  Recomenda-se que você faça um esboço dos seus cálculos. Caso haja algum erro na marcação da alternativa correta, a apresentação dos cálculos poderá ser considerada para uma possível bonificação. Boa avaliação! https://forms.gle/GHfgtY3RU2mA9jZ38