AUTORES:
Daynara Kauany Araújo Morais¹
João Lucas Lopes da Silva¹
Max Melo Bocádio²
Raimunda Nonata Lopes de Lima²
1.
Alunos
da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues.
2.
Professores
da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues
INTRODUÇÃO
No
sentido de trabalhar o reconhecimento das figuras geométricas, de desenvolver
percepções corporais, de promover o desenvolvimento da lateralidade e as noções
de espaço, estabelecendo estratégias na utilização de representações; o jogo
“Dança das Formas Geométricas”, tem como objetivo trabalhar esses conhecimentos
e habilidades com crianças e jovens, colocando-se como uma ferramenta alia o
exercício da atividade pedagógica com atividades lúdicas e socializantes.
METODOLOGIA
O
jogo é formado por um tapete contendo várias formas geométricas de cores
diferentes; um dado azul (tetraedro) com orientações corporais (mão direita,
mão esquerda, pé direito, pé esquerdo) e um dado laranja (cubo) com nomes das
figuras geométricas (triângulo, quadrado, círculo, retângulo e dois espaços de
perde a vez), onde a face sorteada é aquela virada para baixo.
O
jogo consiste na disputa entre dois ou três jogadores arbitrados por um juiz,
que joga um dos dados (tetraedro) para verificar o membro do corpo e, em
seguida, joga o outro dado (cubo) para as formas geométricas que deverão ser
alcançadas com o membro do corpo indicado pelo outro dado. Cada jogador executa
um movimento de acordo com as indicações dos dois dados.
O
professor poderá conversar inicialmente explicando as formas geométricas que
estão no tapete para as crianças e em que momentos do cotidiano elas percebem
formatos similares. Além disso, o jogo oferece um leque de possibilidades a
partir do momento em que é iniciado.
RESULTADO
Durante
a realização da atividade, as crianças puderam identificar a presença das
formas geométricas, bem como participaram ativamente da atividade, além de
sugerir que, durante a brincadeira, também houvesse uma música. Também pudemos
observar uma melhor interação das crianças entre si, constatando que a
brincadeira também pode contribuir com a socialização dos jovens.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As
atividades lúdico-pedagógicas nos oferecem não apenas a possibilidade de
aprofundar com os estudantes os conceitos vistos em sala de aula, como também oferece
a oportunidade para promover a interação e a socialização destes. Enquanto no
ambiente em sala de aula, a assimilação de conceitos se dá de forma individual,
durante estas atividades, podemos ter uma elaboração coletiva sobre o conteúdo
que está sendo trabalhado.
Palavras-chave: JOGOS – LÚDICO - GEOMÉTRICOS
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