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A DANÇA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS


 AUTORES:
 Daynara Kauany Araújo Morais¹
 João Lucas Lopes da Silva¹
 Max Melo Bocádio²
 Raimunda Nonata Lopes de Lima²

1.    Alunos da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues.
2.    Professores da EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues

INTRODUÇÃO

No sentido de trabalhar o reconhecimento das figuras geométricas, de desenvolver percepções corporais, de promover o desenvolvimento da lateralidade e as noções de espaço, estabelecendo estratégias na utilização de representações; o jogo “Dança das Formas Geométricas”, tem como objetivo trabalhar esses conhecimentos e habilidades com crianças e jovens, colocando-se como uma ferramenta alia o exercício da atividade pedagógica com atividades lúdicas e socializantes.

METODOLOGIA

O jogo é formado por um tapete contendo várias formas geométricas de cores diferentes; um dado azul (tetraedro) com orientações corporais (mão direita, mão esquerda, pé direito, pé esquerdo) e um dado laranja (cubo) com nomes das figuras geométricas (triângulo, quadrado, círculo, retângulo e dois espaços de perde a vez), onde a face sorteada é aquela virada para baixo.
O jogo consiste na disputa entre dois ou três jogadores arbitrados por um juiz, que joga um dos dados (tetraedro) para verificar o membro do corpo e, em seguida, joga o outro dado (cubo) para as formas geométricas que deverão ser alcançadas com o membro do corpo indicado pelo outro dado. Cada jogador executa um movimento de acordo com as indicações dos dois dados.
O professor poderá conversar inicialmente explicando as formas geométricas que estão no tapete para as crianças e em que momentos do cotidiano elas percebem formatos similares. Além disso, o jogo oferece um leque de possibilidades a partir do momento em que é iniciado.

RESULTADO

Durante a realização da atividade, as crianças puderam identificar a presença das formas geométricas, bem como participaram ativamente da atividade, além de sugerir que, durante a brincadeira, também houvesse uma música. Também pudemos observar uma melhor interação das crianças entre si, constatando que a brincadeira também pode contribuir com a socialização dos jovens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As atividades lúdico-pedagógicas nos oferecem não apenas a possibilidade de aprofundar com os estudantes os conceitos vistos em sala de aula, como também oferece a oportunidade para promover a interação e a socialização destes. Enquanto no ambiente em sala de aula, a assimilação de conceitos se dá de forma individual, durante estas atividades, podemos ter uma elaboração coletiva sobre o conteúdo que está sendo trabalhado.

Palavras-chave: JOGOS – LÚDICO - GEOMÉTRICOS


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